terça-feira, 30 de novembro de 2010

Companhia Arte In Cena - História






UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
NÚCLEO INTERDISCIPLINAR UFRJmar
INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ – CABO FRIO

BREVE RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E DESDOBRAMENTOS FUTUROS
REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO CIA. ARTE IN CENA – NÚCLEO DE ARTES


PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ARTE-EDUCAÇÃO
DANÇA, MÚSICA, TEATRO, ARTES VISUAIS E
PRODUÇÃO CULTURAL NA CRIAÇÃO DE NOVOS MUSICAIS BRASILEIROS

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
MULTISSERIADA
PERÍODO 2010 - 2011

Por
Pedro Vitor Guimarães Rodrigues Vieira

CABO FRIO, 2011.
                                                                              
PROJETO CIA ARTE IN CENA – NÚCLEO DE ARTES 2011


APRESENTAÇÃO GERAL:


O PROJETO CIA. ARTE IN CENA – NÚCLEO DE ARTES É UM PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO HÁ 6 (SEIS) ANOS DENTRO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E QUE ENXERGA NO TRABALHO ARTÍSTICO, OU SEJA, NO CAMPO DAS ARTES, UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE SEUS INTEGRANTES.

TRATA-SE DE UMA EXPERIÊNCIA QUE SE VALE DOS PRESSUPOSTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA ORGANIZAR SUAS PRÁTICAS E QUE, PORTANTO, AO LONGO DOS ANOS, TEM CONTRIBUÍDO PARA FORMAÇÃO DE DIVERSOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS – MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO – ALÉM DE PAIS E A COMUNIDADE EXTERNA AO ÂMBITO ESCOLAR, A CERCA DO UNIVERSO ARTÍSTICO.

ESTE PROJETO INICIOU-SE EM 2006, NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO BRUNO E NO CIEP FRANCISMO MIGNONE, NOS BAIRROS DA ILHA DE PAQUETÁ E DO COMPLEXO DO ALEMÃO, RESPECTIVAMENTE. NA OCASIÃO, CONTAVA APENAS COM O ENSINO DE DANÇA E DE MÚSICA: ÁREAS DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE DEMANDA DESTAS COMUNIDADES.

EM 2008, ESTE MESMO PROJETO FOI INICIADO NO COLÉGIO MUNICIPAL DE PESCADORES DE MACAÉ, INSTITUIÇÃO QUE TRABALHAVA COM A MESMA PROPOSTA METODOLÓGICA E PEDAGÓGICA DE ENSINO OFERECIDA PELA EQUIPE DA UFRJ. NA VERDADE, O COLÉGIO DE PESCADORES DE MACAÉ FOI UM DOS GRANDES PILARES QUE CONTRIBUIRAM PARA A FORMALIZAÇÃO DESTE ENSINO POR PROJETOS, O QUE GARANTIU QUE O NÚCLEO DE ARTES PUDESSE SE DESENVOLVER AINDA MAIS. JÁ EM 2009, AINDA EM MACAÉ, O PROJETO CONTOU COM O APOIO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, ENVOLVENDO CERCA DE 60 ALUNOS, 15 PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E A PRÓPRIA DIREÇÃO DO COLÉGIO, NAS ATIVIDADES DIRETAS E INDIRETAS QUE CERCAVAM O PROJETO; AS PRÓPRIAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E DE CULTURA, AO TOMAREM CONHECIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS POR ESTE TRABALHO, ACABARAM POR CONTRIBUIR COM SEU DESENVOLVIMENTO E DIVULGAÇÃO, TENDO A INSTITUIÇÃO SIDO CONVIDADA PARA DIVERSOS EVENTOS, COMO REPRESENTANTE DE UMA PARCERIA ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO.

PARA O ANO DE 2010, A IDÉIA DO PROJETO FOI A DE ABRAÇAR MAIS ÁREAS DE CONHECIMENTO, AINDA DENTRO DO CAMPO DELIMITADO PELAS ARTES, PARA QUE SE OPERASSE COM AS NOVAS DEMANDAS DE TRABALHO, DESENVOLVENDO AS ÁREAS DE TEATRO, PRODUÇÃO CULTURAL E ARTES VISUAIS, QUE SÃO NOVAS NO PROGRAMA DE EXPERIENCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DO NÚCLEO.

ACREDITAVA-SE QUE COM ESTA INICIATIVA FOSSE POSSÍVEL ESTIMULAR NÃO SÓ A VIVÊNCIA PRÁTICA, COMO TAMBÉM A PESQUISA EM ARTES EM DIVERSOS ÂMBITOS, DE FORMA QUE OS ALUNOS PUDESSEM REFLETIR SOBRE SUAS PRÁTICAS, TRABALHANDO COLETIVAMENTE E TROCANDO EXPERIÊNCIAS AO LONGO DO PROCESSO DE PERMANÊNCIA NO PROJETO.

NESTE ANO DE 2011, AS PERSPECTIVAS APONTAM PARA A INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA OBRA ARTISTICA IDEALIZADA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS SOB ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO. O PROJETO CIA. ARTE IN CENA, ENTÃO, PREPARA-SE PARA INCLUIR NO SEU CURRICULO A ESTRÉIA DE SEU PRIMEIRO MUSICAL BRASILEIRO PRODUZIDO: “AGRESTE”.


DOS OBJETIVOS DO PROJETO:


1.      DESENVOLVER UM TRABALHO ARTE-EDUCATIVO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR;

2.      GARANTIR A PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE A PARTIR DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NAS LINHAS DE PESQUISA E DE ATUAÇÃO ABARCADAS PELO PROJETO;

3.      OFERECER OFICINAS DE ARTE E AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE AS QUESTÕES DO FAZER ARTÍSTICO E DA PRÓPRIA ARTE ENQUANTO ÁREA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO;

4.      ESTIMULAR A PRÁTICA DE PESQUISA EM ARTES E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, FRUTO DA RELAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES E SUAS VIVÊNCIAS DENTRO DO PROJETO;

5.      PARTICIPAR DE EVENTOS CULTURAIS, FESTIVAIS, CONGRESSOS E DEMAIS ENCONTROS ARTÍSTICOS;

6.      CAPACITAR OS INTEGRANTES DO PROJETO PARA ATUAREM COMO FUTUROS ORIENTADORES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO ESTUDO DAS ARTES, DE MODO QUE POSSAM PERPETUAR A EXPERIÊNCIA ADIQUIRIDA;


DA METODOLOGIA:


TRABALHAMOS COM UM SISTEMA DE OFICINAS INTEGRADAS, ATRAVÉS DAS QUAIS TODOS OS ALUNOS E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS SÃO LEVADOS A PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS, INDEPENDENTE DA ÁREA DE APROFUNDAMENTO QUE DESEJEM ATUAR. COM ISSO GARANTIMOS PARTE DESTA FORMAÇÃO INTEGRAL QUE SE ESPERA DE CADA INTEGRANTE VINCULADO AO PROJETO.

SEGUINDO AS OFICINAS, TRABALHAMOS TAMBÉM COM AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE HISTÓRIA DA ARTE, FORMAÇÃO CULTURAL DOS ARTÍSTAS E PESQUIADORES DE ARTES NOS DIAS DE HOJE (AÍ CABEM ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE MERCADO DE TRABALHO, MÍDIA E LEIS DE INCENTIVO A CULTURA) E SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGENS NO ÍMPETO DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA. DESTA FORMA PODEMOS GARANTIR QUE TODOS OS PARTICIPANTES DO PROJETO SE TORNEM AUTÔNOMOS COM SUAS PRÁTICAS E PESQUISAS, POIS ATINGIMOS O CERNE DA QUESTÃO SOBRE O ENTENDIMENTO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E NÃO APENAS UMA EXPERIÊNCIA SUPERFICIAL E FUGAZ COM AS MAIS VARIADAS CATEGORIAS DE ARTE.


DAS ATIVIDADES:


TODAS AS ATIVIDADES PODEM ACONTECER EM PERÍODO ALTERNATIVO OU ARTICULADAS COMO ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, PARA QUE SEU DESENVOLVIMENTO SE DÊ INTEGRALMENTE NO ÂMBITO ESCOLAR. NO CASO DE SEGUIR UMA ORGANIZAÇÃO ALTERNATIVA, AS ATIVIDADES NÃO ACONTECERIAM DURANTE O EXPEDIENTE COMUM DAS AULAS DIÁRIAS. PARA QUE ASSIM POSSA TRANSCORRER, SERIA NECESSÁRIO SOLICITAR A UM ESPAÇO PARA AULAS PRÁTICAS QUE ESTEJA DISPONÍVEL PARA UTILIZAÇÃO, SEM QUE ISSO ATRAPALHE O FUNCIONAMENTO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO, OU ESTABELECER UMA PARCERIA COM INSTITUIÇÕES AFINS QU
E COADUNASSEM COM A PROPOSTA DESTE PROJETO.



COMPREENDE-SE, ENTÃO, QUE O INTUITO DESTE PROJETO É SOMAR ÀS PRÁTICAS DIÁRIAS DESENVOLVIDAS DENTRO DA INSTITUIÇÃO E POR ISSO NÃO HÁ O INTUITO DE PROVOCAR QUALQUER TIPO DE DESORDEM OU DESCONFORTO PARA SEUS PARES. POR ISSO, PARA O CASO DA NECESSIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO ALTERNATIVA, SUGERE-SE QUE, PARA INICIAÇÃO DO PROJETO, O HORÁRIO CORRESPONDENTE AO INTERVALO ENTRE AS 8:00 E 9:00 HORAS DA MANHÃ, AS TERÇAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS, SERIA BASTANTE OPORTUNO PARA QUE O TRABALHO PUDESSE ACONTECER DE FORMA ORGANIZADA. HÁ OUTRAS SUGESTÕES DE HORÁRIOS APRESENTADAS ATÉ MESMO PELOS ALUNOS JÁ INTERESSADOS PELO TRABALHO, O QUE PODE SER CONVERSADO E ORGANIZADO QUANDO AS ATIVIDADES RETORNAREM.

PARA AS AULAS DE TEATRO E DE DANÇA, É NECESÁRIO A UTILIZAÇÃO DE UM ESPAÇO MAIS AMPLO E, PREFERENCIALMENTE, VAZIO, OU COM POUCOS OBJETOS OCUPANDO-O, PARA QUE AS ATIVIDADES, POR SEREM DE CUNHO MAIS PRÁTICO, POSSAM SER DESENVOLVIDAS A CONTENTO; JÁ PARA AS AULAS DE MÚSICA, ARTES VISUAIS E DE PRODUÇÃO CULTURAL, QUALQUER UMA DAS SALAS DE AULA JÁ UTILIZADAS PELO PROJETO DESENVOLVIDO PELA EQUIPE DA UFRJ BASTARIA.


DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:


O PROJETO TEM UM PERÍODO DE DURAÇÃO BASEADO EM CICLOS EXTENDIDOS, POIS TRABALHAMOS COM DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS COMO ESPETÁCULOS DE DANÇA, PEÇAS DE TEATRO, MUSICAIS E UMA SÉRIE DE PEQUENAS PERFORMANCES. COM ESTES TRABALHOS GARANTIMOS A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS, FESTIVAIS, CONGRESSOS E ENCONTROS REGIONAIS E ESTADUAIS DE ARTE; VALE RESSALTAR QUE PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2010, JÁ TRAMITARAMM 4 (QUATRO) CONVITES PARA PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS/EVENTOS DE ARTE: NO RIO DE JANEIRO, EM MACAÉ E EM PORTO ALEGRE. ESTE ÚLTIMO ERA ALGO EXTRAORDINÁRIO E INOVADOR PARA O CURRÍCULO DO PRÓPRIO PROJETO, MAS NÃO FOI POSSÍVEL GARANTIR PARTICIPAÇÃO EM TEMPO HÁBIL. QUANTO AOS OUTROS, O NÚCLEO DE ARTES SE FEZ REPRESENTAR COM LOUVOR.

A INSCRIÇÃO E EFETIVAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NO PROEJTO É DADA POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO ABERTO A TODA COMUNIDADE ESCOLAR. TAL SELEÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA EM VIRTUDE DA GRANDE PROCURA POR PARTE DOS ALUNOS INTERESSADOS, ASSOCIADA A POUCA ESTRUTURA PARA RECEBÊ-LOS TODOS. ESTE PROCESSO SELETIVO SEMPRE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES ENVOLVIDOS COM O PROJETO.

NO ANO DE 2010, O PRIMEIRO MÊS FOI TODO VOLTADO PARA A ORIENTAÇÃO DOS ALUNOS DENTRO DO PROJETO, OU SEJA, UMA APRESENTAÇÃO DE TODO O PROCESSO. APÓS ESSE PERÍODO DE APRESENTAÇÕES E RECONHECIMENTO, DEU-SE INÍCIO ÀS OFICINAS E AOS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO EM CADA UM DOS SETORES DE PESQUISA DO PROJETO. NESTE MOMENTO, TODOS OS SETORES PASSARAM A DESENVOLVER AS PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ACORDO COM O PROPÓSITO DA ELABORAÇÃO DE UMA OBRA ARTÍSTICA EM COMUM; NESTA OCASIÃO, COMPARTILHAMOS DA MESMA IDÉIA: A DE REMONTAR, A PARTIR DE NOVAS PESQUISAS, O ESPETÁCULO “AGRESTE”, SOB A ROUPAGEM DE UM MUSICAL.

ENTRE A ETAPA DE ELABORAÇÃO DA PRÓPRIA OBRA, A FINALIZAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DA MESMA, OCORRERAM AS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS E DEMAIS ATIVIDADES INTEGRADAS. ASSIM, PUDEMOS GARANTIR QUE AO LONGO DO PROCESSO DE EXPERIENCIAÇÃO TODOS OS ENVOLVIDOS COM O PRÓPRIO PROJETO TENHAM PARTICIPADO DAS DIVERSAS ATIVIDADES OFERECIDAS POR ELE, O QUE SÓ VEIO A ACRESCENTAR NAS PRÁTICAS DE CADA UM DE SEUS INTEGRANTES.

PARA O ANO DE 2011 AVISTA-SE QUE O PROJETO CONSIGA CONCLUIR E APRESENTAR O RESULTADO DE TANTOS ANOS DE PESQUISAS E INVESTIMENTOS: A ESTRÉIA DO MUSICAL “AGRESTE”, QUE CONTARÁ COM A PRESENÇA DE EX-PROFESSORES, EX-COLABORADORES, EX-ALUNOS, TODOS VINDOS DO COLÉGIO MUNICIPAL DE PESCADORES DE MACAÉ; ARTISTAS EM FORMAÇÃO QUE COMEÇARAM A CONSTRUIR ESTE TRABALHO DE ARTES INTEGRADAS.


DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO:

POR SE TRATAR DE UMA PROPOSTA DE PROJETO DE FORMAÇÃO ARTISTICA, ALTERNATIVO OU EXTRACURRICULAR, SUAS ATIVIDADES PODEM ACONTECER FORA DO PERÍODO REGULAR DE ATIVIDADES ESCOLARES E, PORTANTO, NÃO GARANTE SUPORTE SUFICIENTE PARA ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM SE ENVOLVER COM O MESMO. ASSIM, MAIS UMA VEZ, JUSTIFICA-SE A SELEÇÃO PRÉVIA QUE DEFINE OS INTEGRANTES QUE INICIARÃO NAS ATIVIDADES DO PROJETO. E ESTA SELEÇÃO É FEITA POR UM GRUPO DE PROFESSORES CONVIDADOS, REINTERO.

HÁ UM EDITAL PARA A SELEÇÃO DE CADA ÁREA ESPECÍFICA E QUE SOLICITA INSCRIÇÃO, ENTREVISTA E UMA ETAPA DE TESTES DE HABILIDADES ESPECÍFICAS, PARA QUE SE POSSA VERIFICAR QUAIS DENTRE OS INTERESSADOS ESTÃO, DE FATO, AFIM DE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PROJETO COM COMPROMISSO, DEDICAÇÃO E RESPONSABILIDADE. MAIS DO QUE UMA ACARIAÇÃO TÉCNICA COMO PARÂMETRO DE SELEÇÃO, O QUE SE PRETENDE COM ESTA É IDENTIFICAR OS ALUNOS QUE TENHAM O PERFIL PARA SE INTEGRAR ESTE TIPO DE TRABALHO, CONSIDERANDO TODAS AS SUAS PECULIARIDADES, DIFICULDADES E CARACTERÍSTICAS.

NA OCASIÃO DA ENTREVISTA, POR EXEMPLO, ALERTAMOS AOS ALUNOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS OU EXTRACURRICULARES; SOBRE A PARTICIPAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS; SOBRE AS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE EXPERIENCIAÇÃO; E SOBRE A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR, QUE NÃO PODE SER PREJUDICADO POR QUESTÕES DE ENVOLVIMENTO COM ATIVIDADES DESTA NATUREZA, DE FORMA ALGUMA!

PARA O ANO DE 2010, ESTA PRIMEIRA SELEÇÃO CONTOU COM OS SEGUINTES PROFESSORES CONVIDADOS:

FASE DAS ENTREVISTAS:

PROFESSORES PEDRO RODRIGUES (PCSA), MARIANNA LADEIRA (PCSA-PARATY) E JUCIELLY VASCONCELLOS (COORDENAÇÃO – PCSA)

FASE DE TESTES DE HABILIDADES ESPECÍFICAS E ENTREGA DE TRABALHOS SOLICITADOS:

PARA ÁREA DE DANÇA: PROFESSORAS PAULA MENDONÇA (PDAT) E MARIANA ANDRADE (PDAT)

PARA A ÁREA DE TEATRO: PROFESSORES ELIELSON CORRÊA (PCSA) E VIVIANE MEDINA (PCSA)

PARA A ÁREA DE ARTES VISUAIS: PROFESSORAS JUCIELLY (COORDENAÇÃO – PCSA) E MARIANNA LADEIRA (PCSA – PARATY)

PARA A ÁREA DE MÚSICA: PROFESSOR VICTOR LOUZADA (CN) E PEDRO RODRIGUES (PCSA)

PARA A ÁREA DE PRODUÇÃO: PROFESSORES CANDIDA TIMOTHEO (PDAT) E FLÁVIO CAMANHO (PDAT)


DO CORPO DOCENTE:


A ORGANIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE, NO ANO DE 2010, DEU-SE DE FORMA CONTURBADA, POIS A IDEIA INICIAL DE ATRIBUIR A UM PROFESSOR EM ESPECIAL (COM FORMAÇÃO NA ÁREA) UMA DAS ÁREAS OFERECIDAS PELO PROJETO, NÃO PODE SER CONCRETIZADA, TENDO O PROJETO SIDO CONTEMPLADO COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS DE ÁREAS DIVERSAS ÀS DAS EXPECTATIVAS. ASSIM, O TRABALHO FOI ORIENTADO DE ACORDO COM AS SEGUINTES COLABORAÇÕES:


COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO E DIREÇÃO ARTÍSTICA:
PROF. PEDRO RODRIGUES

DIREÇÃO DE ARTES VISUAIS:
(INDEFINIDO)

DIREÇÃO DE DANÇA:
PROF. PEDRO RODRIGUES – com colaboração da Profª Mariana Andrade (PDAT)

DIREÇÃO DE MÚSICA:
PROF. PEDRO RODRIGUES – com colaboração da Profª Rose Amaral (CA)

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:
PROF. PEDRO RODRIGUES – com colaboração do Prof Brito (CNTEC)

DIREÇÃO DE TEATRO:PROF. PEDRO RODRIGUES – com colaboração dos Profs. Elielson Barros (PCSA) e Daniela Ivo (PCSA)


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


AO LONGO DESTES SEIS ANOS DE EXISTÊNCIA DO PROJETO PODE-SE NOTAR QUE O MESMO TEM ESTRUTURADO DE FORMA CRIATIVA E ENRIQUECEDORA O ENSINO E A EXPERIMENTAÇÃO DAS ARTES NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO NÚCLEO DE ARTES INTEGRADAS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM ESTA IDÉIA. ABRAÇÁ-LA, ENTÃO, POR ASSIM DIZER, É UM PASSO RUMO ÀS NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE AS QUAIS ACREDITAR QUE NOSSOS ALUNOS PODERÃO, A PARTIR DAS NUANCES DESTE PROJETO, FAZER DE SUAS EXPERIÊNCIAS, TANTO NA ESCOLA E NA COMUNIDADE EXTERNA A SEUS MUROS, QUANTO NA SOCIEDADE DE UM MODO GERAL, INICIATIVAS PARA TRANSFORMAR TUDO ENQUANTO PUDEREM “ARTE-EDUCATISTICAMENTE”.

DESDE O PRINCÍPIO DESTA INICIATIVA ATÉ OS DIAS DE HOJE, MUITAS PESSOAS JÁ ESTIVERAM ENVOLVIDAS DIRETA OU INDIRETAMENTE, UMA VEZ QUE, POR EXEMPLO, APENAS NESTE PROCESSO SELETIVO DE 2010 JÁ CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 80, ENTRE PROFESSORES, ALUNOS, FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES.

NOSSO INTUITO MAIOR É LEVAR A ARTE PARA DENTRO DA ESCOLA COMO UM OBJETO DE PESQUISA, O QUAL ABRAÇA A OPORTUNIDADE DE LIDAR COM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, PESQUISA E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O FAZER ARTÍSTICO, ALÉM DE PERMITIR QUE TODOS POSSAM SE ENVOLVER COM A ELABORAÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS, QUE, NO SEU TODO, ENVOLVEM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS QUAIS PODE-SE TRAÇAR INÚMERAS RELAÇÕES.

PORTANTO, O PROJETO CIA. ARTE IN CENA 2011 DÁ POR ABERTAS SUAS PORTAS, PARA QUE NO ÂMBITO DAS ARTES, AS RELAÇÕES POSSAM SER CONSTRUÍDAS SEGUINDO ESTA CORRENTE QUE UNE O FAZER ARTÍSTICO, SEUS DEVIRES E DEVANEIOS, ATRELADOS AOS PRESSUPOSTOS DE UM PROCESSO ARTE-EDUCATIVO CONSCIENTE E DIVERSIFICADOR.


www.companhiaarteincena.blogspot.com

2 comentários:

  1. PRECISA ATUALIZAR ESTE TEXTOOOOOOOOOOOO!!!!

    USE O TEXTO QUE LHE FOI ENTREGUE PARA ENCAMINHAR JUNTO COM O PROJETO PARA O TEATRO MUNICIPAL DE CABO FRIO.

    NÃO DEIXE DE FAZER ISSO!!!

    DIVULGUE MAIS O BLOG

    BJ

    ResponderExcluir